Punção Aspirativa (PAAF)

O que é Punção Aspirativa (PAAF) ?

A Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) é um procedimento diagnóstico minimamente invasivo que utiliza uma agulha de calibre fino (geralmente entre 21 e 25) para coletar amostras de células de nódulos ou lesões em órgãos ou tecidos. O material aspirado é então analisado em laboratório para determinar a natureza da lesão, auxiliando na distinção entre condições benignas e malignas.

Este exame é frequentemente indicado para avaliar nódulos na tireoide, glândulas salivares, linfonodos cervicais e massas mamárias. Por ser um procedimento ambulatorial, geralmente não requer anestesia, embora possa ser utilizada uma pomada anestésica para minimizar o desconforto. Após a realização da PAAF, o paciente pode retomar suas atividades normais imediatamente.

A PAAF é considerada segura e eficaz, sendo uma ferramenta valiosa na investigação de lesões suspeitas detectadas em exames de imagem ou durante o exame físico. Em alguns casos, pode ser necessário complementar a avaliação com outros métodos diagnósticos para obter um diagnóstico definitivo.

 
Orientações gerais

O Paciente deverá chegar com 30 minutos de antecedência para autorizar o exame junto ao convênio e fazer o cadastro no sistema (Não serão tolerados atrasos). Os documentos necessários são:

  • Documento de identidade
  • Pedido Médico
  • Cartão do Convênio/Plano de Saúde Guia do exame autorizada pelo Convênio/Plano de Saúde (quando for necessário)
  • Exames anteriores (mais recentes) da região a ser examinada com as imagens.
Preparo para realização do exame

Não é necessário jejum;

Medicamentos de uso rotineiro devem ser mantidos em suas dosagens e horários habituais, tomar com mínimo de água possível;

Observações

Procedimento simples: O exame é rápido e dura cerca de 10 a 20 minutos. Não costuma causar dor significativa, mas pode gerar um leve desconforto no local da punção.

Cuidados pós-exame: Após a PAAF, pode haver leve inchaço ou hematoma no local. Compressas frias podem ser aplicadas para reduzir o desconforto. É recomendado evitar esforço físico nas primeiras 24 horas.