BLOG

Exames de imagem com uso de contraste. Tire suas dúvidas.

Por: michele
Em: 01/25/2021

Sabemos que muitos pacientes ficam apreensivos quando o médico solicita um exame no qual seja necessária a administração de agente de contraste, por isso, escrevemos esse artigo para que você possa saber mais sobre exames de imagem com uso de contraste, tirar algumas dúvidas e saber da segurança do procedimento.

Contrastes são substâncias químicas capazes de realçar tecidos que, normalmente, não apareceriam com nitidez em uma imagem radiológica. Isso faz com que se evidencie determinadas partes anatômicas possibilitando um diagnóstico muito mais preciso. Por exemplo: As partes mais opacas, como ossos, aparecem de forma clara, enquanto rins, estômago, vasos sanguíneos e outros tecidos são de difícil visualização.

A indicação do uso do meio de contraste e a dose é definida pelo médico radiologista com base na suspeita clínica existente para aquele caso e em rigorosos critérios que devem levar conta a indicação do exame, o biotipo, o histórico do paciente, entre outras especificações. Pode ser administrado via oral (ingerido), via endovenosa (injetado) ou, em situações menos comuns, por via retal ou através de sondas. Os riscos são baixos e após a geração das imagens, a maioria dos tipos de contraste é eliminado pela urina.

A maior parte dos exames contrastados é realizada na região abdominal, porque essa área reúne muitos órgãos e vasos sanguíneos sobrepostos. Dessa forma, é possível mostrar com maior nitidez, órgãos e outras partes dos sistemas digestivo, reprodutor e urinário.

Das principais indicações podemos citar: as tomografias computadorizadas, utilizadas para detectar lesões em órgãos do corpo, como cérebro, pulmões, fígado, vesícula, pâncreas, ossos ou parede abdominal e, principalmente, tumores, infecções ou alterações nos vasos sanguíneos; as ressonâncias magnéticas que fornecem imagens extremamente precisas de lesões cerebrais ou na coluna vertebral, assim como em partes moles do corpo como ligamentos, articulações e vasos sanguíneos.

Poucas são as reações adversas que podem surgir a partir do uso do contrataste. As mais comuns são: náuseas, coceiras, calorões e gosto metálico. Os tipos variam conforme o elemento químico que os compõe, a citar: bário, gadolínio, iodo, entre outros. Nas ressonâncias magnéticas é utilizado o gadolínio, que raramente causa eventos adversos.

Não custa lembrar que os exames de imagem com uso de contraste devem ser indicados pelo médico de acordo com as necessidades de cada pessoa! Visite seu médico regularmente e faça exames periódicos.

Para saber mais sobre esses exames e seu meio de preparo, acesse o nosso site e acompanhe as nossas redes sociais.

Outras postagens semelhantes

Por Que a Gordura no Fígado é Perigosa?

Por Que a Gordura no Fígado é Perigosa?

Gordura no Fígado: O Que É, Como Prevenir e a Importância do Diagnóstico Precoce A esteatose hepática, popularmente conhecida como gordura no fígado, é uma condição que pode assustar, mas, com as informações corretas, pode ser prevenida e tratada. Vamos entender...

Às Mulheres que fazem o Jeito X de Ser

Às Mulheres que fazem o Jeito X de Ser

No Mês das Mulheres, a Center X Diagnósticos abre suas portas virtuais para destacar e celebrar as mulheres incríveis que formam a espinha dorsal de nossa clínica. Médicas, técnicas, enfermeiras, assistentes e gestoras, todas elas desempenham papéis cruciais na...