A ultrassonografia de abdome total é um exame de imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência, livre de exposição à radiação, para produzir imagens detalhadas dos órgãos e estruturas dentro do abdômen, como o fígado, o pâncreas, os rins, a vesícula biliar, o baço, os intestinos e, também, de grande parte das artérias e veias da região. É um dos exames mais seguros para analisar diversos tipos de alterações. Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre esse tipo de exame de ultrassonografia muito solicitado por diversas especialidades médicas.
O exame pode ser solicitado em muitas de situações clínicas, dependendo das necessidades de cada paciente e da avaliação médica individual, como parte da investigação diagnóstica ou para avaliar o progresso de uma condição em andamento. Normalmente é baseado em sintomas como: dor abdominal, náuseas, vômitos, inchaço ou outros sinais de disfunção abdominal.
A ultrassonografia de abdome total ajuda a diagnosticar uma ampla variedade de condições médicas, incluindo esteatose hepática, pancreatite, pedra na vesícula, cálculo renal (pedra nos rins), aneurismas da aorta, pólipos na vesícula, cistos nos rins, divertículos na bexiga, tumores, entre outras. É um exame de imagem que pode ser feito por todas as pessoas, inclusive gestantes e crianças. Leva cerca de 30 a 45 minutos para ser realizada, além disso, não é invasiva, é indolor e geralmente não requer preparação especial. Entretanto, em alguns casos, pode ser necessário seguir uma dieta específica ou beber água em intervalos regulares antes do exame.
Os resultados desse tipo de ultrassonografia são interpretados por um médico radiologista, que pode fornecer informações importantes para ajudar no diagnóstico e tratamento das doenças em investigação pelo médico requisitante.
O mais importante é seguir as instruções do médico para garantir que o exame produza imagens precisas e confiáveis. E, claro, manter o seu checkup em dia.
Se você quiser saber mais sobre a ultrassonografia de Abdome total, preparo ou outros exames realizados pela Center X, bem como agendar o seu exame, entre em contato conosco.
Continue nos acompanhando no Blog e nas nossas redes sociais e, se você gostou desse conteúdo, não esqueça de compartilhar com os amigos.
“Gordura no Fígado”. O que é isso? Saiba mais sobre a Esteatose Hepática.
A Esteatose Hepática, popularmente conhecida como "gordura no fígado", é uma condição que tem despertado a atenção de muitos devido ao seu potencial de evoluir para quadros mais graves, como cirrose e câncer hepático. Compreender o que é, os riscos associados e como é...